ACLM - Associação Culutral Luso-Moçambicana
A associação denomina-se “Associação Cultural Luso Moçambicana” (ACLM) e é uma associação sem fins lucrativos, constituída por tempo indeterminado, com sede na Rua de Camões – 4640 152 Campelo – Baião.
Associação tem por objectivos:
- Promover as relações e a cooperação entre Portugal e Moçambique, nomeadamente nos domínios cultural e social, fomentando as relações e o intercâmbio com os cidadãos moçambicanos e portugueses.
- Identificar, medir e divulgar o valor social que cria, assim como encontrar formas alternativas de financiamento a
actividades de cariz social ajudando instituições de carácter social: - O fundo financeiro que terá como finalidade ajudar instituições que, cuja missão, seja proporcionar bem-estar à comunidade envolvente.
- Esse apoio será em dinheiro ou em géneros.
- Promover o intercâmbio cultural entre os dois países:
- Criar laços de amizade entre os dois povos, promovendo geminações entre cidades dos dois países.
- Criar condições para que artistas das diversas áreas desde músicos, pintores, escritores, artesãos e outros possam partilhar experiências.
- Promoção e divulgação de eventos culturais nos dois países.
- Estabelecer contactos e protocolos de colaboração entre organizações de nível local, nacional ou internacional, prestando acessoria a empresas nossas associadas.
- Promover e realizar conferência, encontros, exposições, e o intercâmbio da informação, de publicações e outra documentação que contribua para um melhor conhecimento entre os dois povos.
- Promover o intercâmbio de pessoas com vista, nomeadamente, formação e aperfeiçoamento profissional e técnico.
- Criar um clima propício à troca de informação e ideias no plano comum dos associados e outras associações.
- Promover estreita cooperação com as entidades públicas e privadas, em tudo o que interessa, directa e indirectamente aos associados.
- Potenciar os recursos humanos e naturais existentes, planeando, organizando e promovendo actividades culturais, sociais e recreativas, tendo em conta as necessidades da população, com vista a melhorar a sua qualidade de vida e interacção social, permitindo o desenvolvimento e valorização do local, dos seus saberes, produtos e património.
Qualquer pessoa pode ser sócio da nossa associação, para isso terá apenas que assumir o compromisso de respeitar os fins e espírito da Associação.
Para saber mais a respeito da nossa associação faça download do "Estatuto da associação".
Veja agora a Reportagem do Porto Canal a respeito da nossa associação.